Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Como o excesso de raios solares pode afetar a saúde

Postado em 02/04/2020



Os efeitos nocivos do sol afetam principalmente a pele da face, pescoço, colo e braços, que são as partes mais expostas do corpo

Existem três tipos de raios ultravioletas:

- UVA: penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento e principais causadores do câncer de pele. Histologicamente causa danos ao sistema vascular, sendo também o maior desencadeador de alergias.

-  UVB: responsáveis por queimar, manchar e descamar a pele, penetra menos na pele.  Esse tipo de radiação chega com menor intensidade. Mas, apesar de penetrarem superficialmente na pele, influenciam mais no surgimento de queimaduras solares.

-  UVC: extremamente lesivos a pele humana, podendo causar efeitos mutantes e cancerígenos, mas a grande parte desses raios é retida na camada de ozônio e pouco nos afeta.

Mas não é somente nossa pele que sofre com a exposição excessiva. Os olhos podem sofrer também. Isso por consequência do dano fotoquímico cumulativo que os raios produzem aos olhos desprotegidos. O que acaba resultando no escurecimento das lentes (envelhecimento da lente) e na formação de catarata.

O sol também pode causar diversos danos à fibra capilar. O contato com os raios UVB é o principal responsável pela degradação da queratina - proteína que compõe a estrutura dos fios. Os danos a essa substância deixam o cabelo mais frágil, quebradiço e ressecado.


Os fotoprotetores ou protetor solar formam uma barreira na pele impedindo ou minimizando a penetração desses raios ultravioletas. Para executar essa função da maneira correta é necessário que apresente proteção contra os raios UVB e UVA.  Fique atento na hora de escolher seu protetor.

 

O ASSIM SAÚDE se preocupa com o seu bem-estar e a saúde da sua pele.